Com cadeias de abastecimento cada vez mais longas e complexas, e um comércio cada vez mais globalizado, já é de conhecimento geral que instabilidades econômicas e sociais pelo mundo influenciam nos custos logísticos das operações de Comércio Exterior.
Mas de 2023 para cá, o somatório de diversos acontecimentos espalhados ao redor do mundo foi capaz de impactar os preços de fretes marítimos a níveis equivalentes aos encontrados durante a pandemia, quando o e-commerce e a demanda por fretes estavam em seu auge.
Juntos, vamos conhecer alguns destes acontecimentos e seus principais impactos na cadeia, além de ficar por dentro das tendências para os próximos meses em cada região.
Acontecimentos que impactaram no cenário logístico nos últimos anos
Não foram um nem dois os problemas enfrentados pela cadeia de suprimentos que elevaram os custos de frete e a disponibilidade de contêineres. Uma conjunção de fatores combinados fez com que o cenário atual fosse bastante desafiador, com prejuízos para as empresas de transportes, e assim, também para as empresas que importam e exportam mercadorias. Vamos juntos conhecer alguns destes acontecimentos.
01) Seca histórica no Canal do Panamá
Em outubro de 2023, uma seca inédita no Canal do Panamá dificultou a passagem de navios, causando congestionamentos e obrigando as cargueiras que realizavam a travessia entre os oceanos Atlântico e Pacífico a realizar modificações de rota.
02) Instabilidade no Mar Vermelho
Ataques de radicais houthis no Iêmen em função da guerra entre Israel e Palestina causaram e seguem causando atrasos globais e dificultando a passagem pelo Canal de Suez.
03) Tensões comerciais entre EUA e China
As tensões entre os dois países e o aquecimento da economia nos EUA em função de datas comerciais importantes no horizonte têm posicionado Brasil e México como alternativas para a produção e distribuição de mercadorias, mas elevado, também, os custos de fretes nestas regiões. Levantamentos estimam que desde o início do ano os custos com frete na rota marítima Ásia-Brasil mais que dobraram.
A guerra comercial entre as duas potências também provocou um crescimento na demanda de importação de carros elétricos antes do aumento de impostos de importação sobre esses produtos, anunciado pelos EUA.
04) Congestionamento em Singapura
O segundo maior porto de contêineres do mundo enfrenta desde maio um engarrafamento sem precedentes, com cerca de 450.000 TEUS em atraso, em função dos ataques no Mar Vermelho e do aumento da demanda global por esta rota.
Qual o Cenário Logístico atual em cada região?
Cenário Ásia
- Instabilidade persistente: Parceiros relatam instabilidade contínua, que deve perdurar para o terceiro trimestre.
- Escassez de espaços: Espaços extremamente difíceis de encontrar, exceto via Europa, que é um pouco menos complicada.
- Preços de frete altos: Sem previsão de redução de preços devido à alta demanda e baixa oferta; mercado atingiu 8500 em junho e tem previsão para aumentar no próximo mês.
- Prioridade para espaços: Se a prioridade é tempo, o recomendado é buscar bookings com parceiros confiáveis, visto que o caro hoje pode ser barato amanhã. A maioria dos espaços alocados via Europa têm trânsito de 65 a 75 dias, sendo mais eficiente em termos de preço do que esperar por um espaço direto.
- Desafios logísticos: Aumento de preços afeta todas as rotas Ásia x Mundo, devido a fatores como a crise do Mar Vermelho, “boom” de importação de carros, cancelamentos de embarques em abril e congestionamento em Singapura.
- Falta de contêineres: Contêineres não estão onde deveriam devido a rotas desviadas pela crise no Mar Vermelho, aumentando o tempo de trânsito e a necessidade de mais navios. A falta de contêineres pode levar a uma redução no tempo livre pelos armadores.
Cenário Europa
Um ponto que pode vir a afetar as dinâmicas de fretes é a proximidade com as férias de verão do continente europeu, em função da escassez de mão de obra e fechamento de algumas fábricas durante este período.
As tendências seguem sendo de altos custos com fretes marítimos e baixa oferta de contêineres vazios, levando à necessidade maior de combinação entre modais e a uma maior adesão ao frete rodoviário.
Cenário Portos e Aeroportos em SC
- Portonave: Opera com 50% da capacidade, causando acúmulo de cargas. Obra prevista para ser completamente finalizada no início de 2026.
- Itapoá: Recebendo cargas desviadas, batendo recordes de operação e operando acima de sua capacidade operacional.
- Imbituba: Operação regular, sem previsão de rotas regulares; pode se tornar opção devido à limitação da Portonave e sobrecarga de Itapoá.
- Porto de Itajaí: Seara Alimentos comandará operações, movimentando 44 mil TEUs por mês a partir do segundo semestre de 2024.
- Aeroporto Florianópolis: Triplicou a capacidade da rota Miami-Florianópolis em dezembro de 2023, com três voos semanais, transportando até 165 toneladas por semana.
Iniciada em maio de 2024, a rota operada pela LATAM Cargo com voos semanais de Amsterdam e Bruxelas, transportando até 1,6 mil toneladas por ano, facilitando importações aéreas da Europa.
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Abraços,
Equipe Freitas.