Mais uma edição da Freitas News chegando pra você, com o PL que moderniza o parque fabril nacional, investigação de dumping em importações de fibras de poliéster, cortes de juros e novidades nos portos e aeroportos de Santa Catarina. Vem conferir!
👉 Câmara Federal aprova PL que moderniza parque industrial brasileiro
O PL 02/2024 que institui o Programa de Depreciação Acelerada para a modernização do parque fabril nacional foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue para apreciação do Senado. O Programa pretende destinar cerca de R$ 3,4 bilhões em créditos financeiros para a compra de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos por meio da depreciação acelerada, ou seja, antecipação de receita para as empresas. Saiba mais a respeito aqui.
👉 MDIC investiga dumping na importação de fibras da Ásia
O MDIC apura a ocorrência de processo de dumping na importação de fibras de poliéster originárias de países como China, Índia, Vietnã, Malásia e Tailândia. O pedido foi motivado por denúncia da Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (Abrafas). Saiba mais aqui.
👉 Banco Central dos EUA anuncia cortes de juros
Sim, cortes, no plural. Segundo o BC dos EUA, a previsão é de três cortes de 0,25% até o final do ano. No Brasil, o Copom cortou a Taxa Selic para 10,75%, e já estima mais um corte, que deve ocorrer em maio, levando a taxa para 10,25%. Confira mais aqui.
👉 Porto de Itajaí negocia com novo operador portuário
O Porto de Itajaí pode ganhar um novo operador portuário em sua área pública, que compreende a Área B – berços 03 e 04. Trata-se da empresa ZPORT, que está em fase de credenciamento como operador portuário, aguardando a análise da Autoridade Portuária. Saiba mais aqui.
👉 Latam Cargo e Zurich Airport anunciam rota cargueira entre Europa e Florianópolis
A partir de abril, uma nova rota cargueira é aberta em Santa Catarina, para movimentação aérea de cargas entre a Europa e o Aeroporto de Florianópolis. A operação passa a ocorrer 2 vezes por semana, em aeronaves com capacidade para mais de 50 toneladas. Descubra mais aqui.
👉 Capacidade de armazenagem de cargas do Porto de Itapoá é ampliada
50 mil novos metros quadrados devem ser anunciados em breve pelo Porto de Itapoá para armazenagem de cargas para exportação. A ampliação vem em um momento de greves, atrasos e dificuldades logísticas vividas nos portos do estado, o que fez de Itapoá a opção mais viável em muitas das operações de transporte de cargas em SC. Saiba mais aqui.
Essas foram as principais notícias do Comex nas últimas semanas. Fale com um especialista da Freitas para melhorar a performance da sua empresa e ter ajuda com suas operações de importação ou de exportação.
Até a próxima edição,
Equipe Freitas.