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A tecnologia como vantagem competitiva no comércio exterior

Em meio a um cenário global desafiador para a economia e muitos riscos a serem mitigados na cadeia global, o investimento em tecnologia é imprescindível para as empresas. Parte delas já entendeu a urgência, como mostra a “Agenda 2023”, pesquisa inédita realizada pela Deloitte com lideranças de mais de 500 organizações.

O levantamento mostra que investimentos em tecnologia são considerados estratégicos para alcançar eficiênciacompetitividade e resiliência nos negócios. No comércio exterior não é diferente: a área vem passando por uma intensa transformação digital e o Brasil tem buscado, por meio de diversas mudanças, adotar as melhores práticas e tendências mundiais.

Todas as empresas que importam ou exportam precisam investir em tecnologia, uma vez que somente com as ferramentas adequadas será possível contar com 3 requisitos fundamentais para estar entre as que acompanham o mercado: automatização dos processos, redução de custos e previsibilidade logística.

Entenda cada ponto e o investimento necessário!

Automatização dos processos

Quando processos manuais passam a ser automatizados, ganha-se em produtividade e eficiência, pois os profissionais têm tempo e meios para exercer um papel mais estratégico e possuem dados à disposição para a tomada de decisão inteligente e assertiva, como explicamos neste conteúdo.

Outro ponto importante a ser citado, é que a área é extremamente complexa. Envolve vários parceiros, uma série de processos e normas, que variam em cada local e precisam ser respeitadas. Portanto, ter o controle dos processos e o gerenciamento das informações em um único local é fundamental para simplificar a rotina de trabalho e garantir a conformidade e segurança das operações.

Redução de custos

tecnologia no comércio exterior permite a visibilidade dos processos em tempo real, monitoramento dos prazos e, consequentemente, a ação imediata diante de imprevistos que podem onerar a operação (controle da demurrage e dos prazos de carregamento, por exemplo), os custos da empresa são otimizados e até reduzidos.

Além disso, com as informações centralizadas em uma única ferramenta, é possível criar indicadores de performance e estabelecer um processo de melhoria contínua ao identificar os mais diversos gargalos que prejudicam a operação. Ao entender exatamente em qual etapa há problemas, o gerenciamento pode ser feito de forma ágil e eficiente.

Previsibilidade logística

No comércio exterior, é praticamente impossível ser mais competitivo e investir estrategicamente sem ter previsibilidade. Claro que em meio a tantas questões, que nem sempre dependem das empresas, como o fechamento do Canal de Suez, guerra na Ucrânia e pandemia, pode parecer difícil saber o que vai acontecer.

Porém, com a tecnologia certa é mais fácil contar com previsibilidade logísticaacompanhar em tempo real a localização da carga, ter controle dos prazos de recebimento das mercadorias e saber a movimentação exata do container em qualquer lugar do mundo.

De acordo com uma pesquisa da Accenturecerca de 81% das empresas que já utilizam a tecnologia nos processos logísticos relatam melhorias expressivas nas operações. Isso é possível por oferecer rotas alternativas melhores em caso de imprevistos e interrupções na cadeia de abastecimento e minimizar impactos, o que melhora a resiliência de todo o processo logístico e promove uma verdadeira otimização operacional, que reflete em redução de tempo e de custos.

investimento em tecnologia no comércio exterior não é apenas o que vai melhorar as operações: é o que vai garantir a sustentabilidade dos negócios e potencializar seus resultados!

Fale com a Freitas e saiba o que a nossa tecnologia exclusiva pode fazer pela sua empresa!

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