Notícias

#FreitasNews | Governo flexibiliza Proex visando aumentar a competitividade do Brasil no exterior

Quer saber tudo que rolou de mais importante nos últimos dias no Comex? Nesta edição da news, tem a flexibilização do Proex, as disputas pela operação do Porto de Itajaí, futuros acordos comerciais do Brasil com a Índia e Emirados Árabes, recordes de comércio com os Estados Unidos, desincentivo à importação de leite e trabalhos brasileiros na OCDE. Vem conferir!

👉 Governo flexibiliza Proex para aumentar competitividade das exportações brasileiras
As regras do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) foram flexibilizadas visando impulsionar as exportações e fortalecer a presença do Brasil no mercado internacional. A medida pretende ampliar o número de empresas aptas a receberem o apoio do Proex-Equalização ou do Proex-Financiamento. Veja mais aqui.

👉 Portonave entra na disputa para operar Porto de Itajaí
A licitação de contratação da empresa que vai operar o Porto de Itajaí teve mais uma reviravolta. A Mada Araújo Assesment Ltda, empresa que estava em segunda colocação, foi desclassificada da disputa, e assim, a terceira colocada, Teconnave (ligada à Portonave, que opera o terminal de Navegantes), deve ser chamada a apresentar documentações. Confira mais sobre este assunto aqui.

👉 Possíveis acordos entre Brasil e Índia e Brasil e Emirados Árabes Unidos
O MDIC lançou consultas públicas para identificar a opinião do setor produtivo sobre possíveis acordos com os dois países, cujos fluxos comerciais com o Brasil já têm força, mas oferecem ainda mais potencial de crescimento. Confira mais informações sobre o assunto e saiba como participar das consultas públicas aqui.

👉 Corrente de comércio bilateral Brasil-Estados Unidos atinge 2ª maior marca histórica
Comprovando os Estados Unidos como o principal destino das exportações brasileiras de produtos industrializados, o fluxo bilateral entre Brasil e Estados Unidos totalizou US$ 55,5 bilhões, abaixo apenas dos US$67,2 bilhões registrados em 2022. Trata-se do segundo maior valor para o período. Confira mais detalhes aqui.

👉 Brasil assina decreto que desincentiva a importação de leite
O documento foi assinado pelo presidente Lula, e visa proteger a indústria nacional da importação de leite em pó. Agora, empresas que não importam lácteos de países do Mercosul e participam do Programa Mais Leite Saudável (PMLS), do Ministério da Agricultura, podem aproveitar até 50% do crédito presumido de PIS e Cofins. Para quem importa, o índice fica limitado a 20%. Saiba mais aqui.

👉 Estudo do MDIC sobre presença feminina no comércio exterior
Foi apresentado na OCDE o trabalho desenvolvido pela Secex que deu origem ao Programa Elas Exportam, voltado à participação de mulheres nas empresas exportadoras. Confira mais detalhes aqui.

Essas foram as principais notícias do Comex nas últimas semanas. Fale com um especialista da Freitas para melhorar a performance da sua empresa e ter ajuda com suas operações de importação ou de exportação.

Até a próxima edição,
Equipe Freitas.

Compartilhe com outras pessoas: