Notícias

#FreitasNews | Portos de SC vão superar o de Santos

Investimentos bilionários nos portos de SC, as primeiras empresas certificadas OEA-Integrado Anvisa, novidades da Receita Federal para auxiliar o consumidor e as empresas importadoras, e um novo acordo comercial entre Brasil e Chile, em fase de negociações. Tudo isso você confere na nossa News de hoje! 

👉 Investimentos bilionários levarão portos de SC a movimentar mais que Santos
Com investimentos que devem ultrapassar a casa dos R$ 3 bilhões, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estima que em 3 anos os portos de Santa Catarina devam movimentar mais contêineres do que o maior complexo portuário do Brasil, o de Santos (SP). Confira mais sobre o assunto aqui.

👉 Receita Federal lança a Academia OEA
A Receita Federal está disponibilizando aos interessados uma ótima ferramenta para se capacitar a respeito do Programa OEA. Trata-se de uma série de treinamentos que visa disseminar os conhecimentos sobre o Programa, chamada de Academia OEA, com encontros virtuais promovidos quinzenalmente, das 14 às 16h, via TEAMS. Saiba mais aqui.

👉 Anvisa certifica primeiras empresas no OEA-Integrado Anvisa
Onze certificados foram emitidos recentemente em nome de 6 empresas para o módulo complementar OEA-Integrado Anvisa, nas categorias Medicamentos e Dispositivos Médicos. São os primeiros certificados emitidos desde o lançamento do módulo, que ocorreu em 26 de maio. Saiba mais aqui.

👉 Comércio facilitado entre Brasil e Chile
Acordo comercial negociado entre Brasil e Chile vai facilitar a venda de cosméticos entre os dois países. Iniciadas em 2021, as negociações buscam ampliar o comércio bilateral no setor, que tem no Chile seu segundo maior destino de mercadorias do segmento, atrás apenas da Argentina. Veja mais aqui.

👉 Receita publica procedimento para agilizar remessas internacionais
Com o aumento do volume de remessas internacionais promovido pelo e-commerce, a Receita Federal adotou Instrução Normativa que aperfeiçoa o controle aduaneiro visando fornecer um tratamento mais ágil a estas mercadorias, bem como a aplicação das novas leis em vigor. Saiba mais sobre as alterações aqui.

👉 Conheça o Site Compras Internacionais
Ainda sobre a compra de importados, a Receita Federal lançou um portal chamado Compras Internacionais para ajudar a sanar dúvidas sobre este tipo de operação, em pontos como devolução, garantias, impostos, golpes, proibições, entre outros. Saiba tudo sobre este lançamento aqui.

Essas foram as principais notícias do Comex nas últimas semanas. Fale com um especialista da Freitas para melhorar a performance da sua empresa e ter ajuda com suas operações de importação ou de exportação.

Até a próxima edição,
Equipe Freitas.

Compartilhe com outras pessoas: