Notícias

A importância das soluções integradas no supply chain

Nunca foi tão importante contar com fornecedores completos e estratégicos no supply chain. É o que indica a pesquisa O impacto das decisões de Supply Chain nas empresas, realizada pela MindMiners em parceria com a Revista EXAME.

O estudo mostra que a relação com fornecedores está entre os principais desafios das empresas. Com cadeias logísticas cada vez mais complexas e longas e a necessidade de contar com diferentes parceiros especializados espalhados pelo planeta, a integração entre ferramentas e soluções se torna essencial para evitar falhas de comunicação e erros que podem levar a atrasos nas entregas, prejuízos financeiros e até mesmo a rupturas na cadeia de suprimentos e abastecimento.

Dessa forma, ganham destaque os fornecedores que conseguem alinhar e abranger as mais diferentes necessidades das empresas com relação à cadeia logística, atuando não apenas como prestadores de serviços, mas também, como consultores com a inteligência e a expertise necessárias para guiar decisões estratégicas.

Quando falamos de Comércio Exterior, a Freitas é uma destas empresas, que oferece um range de soluções que vão deste o embarque da mercadoria ao uso de regimes especiais, e do catálogo de produtos e da classificação fiscal à conquista da Certificação OEA. Tudo com uma visão 360º dos negócios, para garantir operações ágeis, seguras e econômicas, além de alinhadas com as principais expectativas do mercado.

Por que contar com um parceiro com soluções integradas?

Parceiros com esta postura conseguem oferecer soluções mais completas e que conversam entre si, para que o processo se torne mais fluido e existam menores riscos de perda ou má transmissão de informações.

Assim, desde antes mesmo do embarque, a operação está toda conectada, oferecendo maior previsibilidade de tempos, recursos, ativos e equipes necessários para a sua realização.

A operacionalização logística em si já é um processo complexo, que envolve diversos fatores e pontos que precisam estar interligados para que as atividades aconteçam sem interrupções.

A inteligência logística da Freitas, por exemplo, inclui o estudo logístico da operação e o apoio de um time de especialistas em todas as etapas, contando sempre com a tecnologia para simplificar processos e otimizar custos. Este último item, aliás, é um dos principais insights da pesquisa que citamos acima: a necessidade de acelerar a digitalização/automação dos processos foi apontada por 50% dos entrevistados como um dos pontos mais cruciais para a melhoria das cadeias logísticas.

Na Freitas, os clientes podem contar com uma tecnologia exclusiva, capaz de oferecer mais visibilidade e previsibilidade para as operações, prevendo tempos de chegada, indicando os locais da carga em tempo real e sinalizando possíveis atrasos com base em informações precisas.

Entre os benefícios de contar com um parceiro de soluções logísticas integradas, estão:

  • Melhor desempenho logístico;
  • Previsibilidade operacional;
  • Redução de custos logísticos com a mitigação de custos extras;
  • Operações mais sustentáveis e transparentes;
  • Maior nível de compliance;
  • Foco maior no core business da sua empresa;
  • Redução de burocracias;
  • Redução de tempos dos trâmites;
  • Diminuição de riscos e prazos;
  • Precisão das informações para tomada de decisão rápida;
  • Visão ampla do processo, tornando o Comércio Exterior menos operacional e mais estratégico.

Soluções integradas garantem mais economia

De acordo com a visão dos mais de 200 executivos das grandes empresas pesquisadas no levantamento, otimizar tempos e prazos é sinônimo de reduzir custos, pois custos logísticos podem representar até 80% do orçamento do supply chain.

Para 69% dos entrevistados, os serviços end-to-end são capazes de promover economia, otimização da gestão e diminuição de riscos e prazos

Esta é uma realidade que a Freitas conhece bem com seus clientes. As soluções logísticas conectadas são capazes de oferecer economias significativas em custos com armazenagem, evitando os temidos demurrage e detention, por exemplo.

Além disso, em situações atípicas, como no caso de greves, paralisação das operações de portos e terminais, ou ainda acontecimentos imprevisíveis da natureza, contar com um parceiro que ofereça soluções integradas é garantia de ter mais agilidade no desembaraço e na liberação de suas cargas.

A relação da integração com o ESG

Os consumidores estão cada vez mais exigentes com relação aos produtos e serviços que consomem, desejando saber cada vez mais sobre os impactos existentes durante toda a sua cadeia de produção e distribuição. Da mesma forma, o Comércio Exterior busca cada vez mais integração entre sistemas e transparência nas informações, e os órgãos fiscalizadores passam a estar cada vez mais conectados para garantir esse cenário de maior conformidade.

Assim, o ESG passa a ter um papel fundamental não apenas para atrair e fidelizar clientes por meio de uma boa reputação de marca, mas também para garantir a adequação das operações às exigências legais e o uso de benefícios e incentivos fiscais, que se tornam cada vez mais benéficos às empresas comprovadamente comprometidas com a governança, a sustentabilidade e as questões sociais.

Além disso, a gestão de risco, pilar fundamental para uma operação eficiente no Comércio Exterior, se torna muito mais simples com o auxílio de ferramentas integradas que possam oferecer um olhar amplo para a cadeia como um todo, ajudando a tomar decisões informadas e a realizar planejamentos a longo prazo com base em dados históricos de qualidade.

Quer conhecer mais sobre a inteligência logística e as soluções integradas que a Freitas oferece para conectar sua cadeia e tornar seus processos mais ágeis e otimizados? Conte com nossos especialistas para a consultoria e indicação de quais as melhores soluções para as necessidades da sua empresa.

Abraços,
Equipe Freitas.

Compartilhe com outras pessoas: