Notícias

#FreitasNews | MDIC aperta o cerco contra fraudes nas importações

Tem feriado chinês pela frente, então bóra se atualizar e não deixar nenhum embarque para a última hora! Confira também ações do MDIC contra fraudes nas importações, elevação de impostos na cadeia do aço, novos acordos entre Brasil e Áustria e recordes no comércio com os Estados Unidos. Vem ver!

👉 Ações do MDIC detectam importações ilegais
Depois de cerca de 22 denúncias recebidas nos últimos meses, o MDIC realiza ações efetivas de fiscalização e monitoramento nos pedidos de licença de importação. As ações são resultado do fortalecimento do Grupo de Inteligência de Comércio Exterior (GI-CEX) com a participação da RFB e detectaram irregularidades na importação de diversos produtos, de bolas de tênis a tubos de aço. Confira mais aqui.

👉 11 NCMs de aço têm elevação de imposto de importação
Gecex anunciou que a alíquota de imposto de importação de 11 NCMs relacionadas ao aço vai subir para 25% quando as cotas de importação determinadas para estes produtos forem ultrapassadas, na expectativa de reduzir a capacidade ociosa da indústria siderúrgica nacional. Saiba mais aqui.

👉 Novos alertas da DU-E
DU-E passará a emitir alertas na elaboração e na retificação das declarações de exportação indicando possíveis incorreções e inconsistências nas informações prestadas. Confira tudo aqui.

👉 Acordos entre Brasil e Áustria
Os países fecharam parcerias nas importantes áreas de indústria, tecnologia verde, mobilidade e infraestrutura, e inovação, com investimentos como os em hidroeletricidade, combustíveis alternativos, gestão de resíduos e eficiência energética. Confira todos os detalhes aqui.

👉 Comércio entre Brasil e EUA alcança segunda melhor marca da série histórica
As trocas de bens entre os dois países alcançaram o valor de US$ 18,8 bilhões no primeiro trimestre do ano, reforçando a necessidade de estratégias para aumentar ainda mais as exportações de produtos com maior valor agregado. Confira mais aqui.

👉 Feriado Chinês de Dia do Trabalho à vista
De 1º a 5 de maio, a China celebra o feriado de Dia do Trabalho. Por isso, as atividades de comércio e logística em portos, aeroportos e transporte rodoviário podem ser impactadas. Assim, é importante planejar embarques considerando esta questão, e contar com parceiros como a Freitas para evitar contratempos. Estamos aqui para agilizar seus processos!

Essas foram as principais notícias do Comex nas últimas semanas. Fale com um especialista da Freitas para melhorar a performance da sua empresa e ter ajuda com suas operações de importação ou de exportação.

Até a próxima edição,
Equipe Freitas.

Compartilhe com outras pessoas: