Os últimos anos não foram tempos fáceis para gerentes, supervisores ou líderes de Logística. As rupturas na cadeia de suprimentos provocadas pela pandemia trouxeram aumentos nos preços dos fretes, readequações e recomposições em todos os processos da cadeia, levando os atores do Comércio Exterior a buscarem por alternativas mais viáveis e que oferecessem menores riscos de interrupção no Supply Chain.
Assim, entrou em curso novamente o processo de “desglobalização”, do qual já falamos aqui, com suas iniciativas de otimização logística e de produção, como o nearshoring e o friendshoring.
Uma recente pesquisa realizada com gerentes, diretores e executivos de empresas de todos os segmentos e perfis de faturamento em mais de 14 países indicou alguns dos caminhos que as lideranças estão enxergando para a otimização das áreas de Supply Chain nos próximos anos.
Os insights focam essencialmente no uso da tecnologia para reduzir custos e aumentar a velocidade de resposta frente aos desafios que podem surgir.
Confira abaixo algumas das principais conclusões:
Digitalização dos processos: mais da metade dos executivos consultados reconhece que a digitalização e o compartilhamento estruturado de informações agiliza as atividades e melhora a eficiência e o desempenho das operações como um todo.
Redução de custos logísticos por meio da visibilidade: um terço dos entrevistados acredita que a falta de visibilidade operacional gera custos desnecessários, ocasionando perda de vendas e receitas.
Tecnologia e visão em tempo real, de ponta a ponta: outro ponto relacionado à visibilidade e à redução de custos e aproveitamento de oportunidades é o uso da tecnologia para acompanhamento em tempo real das operações, que leva a decisões mais informadas, à redução das cargas de trabalho e à mitigação de erros manuais. Segundo a pesquisa, mais de 72% das empresas estão investindo em soluções neste sentido.
“Embora impactado por constantes incidentes e atritos como a atual seca no Canal do Panamá, o cenário da cadeia de suprimentos assistiu a um retorno às condições pré-pandemia”, afirma Michael Cucchi, vice-presidente sênior de Marketing de Produto da project44. “É por isso que os líderes estão aproveitando esta oportunidade para melhorar a velocidade de resposta e a eficiência de custos – para evitar a repetição de falhas, custos e perdas de vendas do período da COVID. Isso não é possível sem visibilidade avançada em tempo real combinada com aprendizado de máquina e automação de última geração.”
Para estar entre a vanguarda do Comércio Exterior e fazer como os executivos das principais empresas do mundo, converse com a Freitas e conte com tecnologia e visibilidade ao longo de todo o processo de importação e exportação.
Temos soluções que ajudam você a aproveitar ao máximo as oportunidades e reduzir os tempos de reação nas mais variadas situações, desde ocorrências frequentes, como paralisações, congestionamentos, greves e feriados, até as imprevisíveis e grandes rupturas da cadeia, como ocorreu recentemente durante a pandemia.
Abraços,
Equipe Freitas.