O Comércio Exterior é uma atividade dependente de uma ampla e complexa cadeia de atores. Em um cenário já sufocado pela alta carga tributária e pelos altos custos logísticos, toda estratégia para evitar despesas extras, é bem-vinda nas empresas. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Nos aproximando do período do Halloween, vamos conversar sobre duas palavrinhas que assombram, causam arrepios e geram pesadelos a quem trabalha nessa área: “demurrage” e “detention”.
Basicamente, podemos classificar demurrage e detention como custos indenizatórios ao armador. Essas indenizações estão previstas no contrato acordado com o armador, e suas taxas são cobradas quando o período de utilização do container ultrapassa o prazo previsto.
Apesar de serem parecidas, elas são duas coisas diferentes. Neste artigo, vamos conferir o significado de cada uma delas, e como evitá-las.
O que é demurrage?
Demurrage é o termo utilizado quando o container ultrapassa os dias de free time e precisa permanecer no porto de descarga ou em posse do importador por mais tempo que o previsto. Esse “imprevisto” gera atraso na entrega da carga, e na devolução do container vazio ao armador, o que acarreta no custo de demurrage.
Este atraso pode ocorrer por diversos fatores, seja porque a carga não terminou de ser inspecionada pelos órgãos anuentes, ou porque algum documento está pendente de aprovação, por exemplo. Mas também pode ser ocasionado por situações que fogem do controle do importador, como greves, ou um congestionamento nos portos, por exemplo.
Assim, a cada um dos dias ou das frações de dias que estão entre a data em que o container chega ao porto de destino até a devolução do equipamento ao armador, incide a taxa de demurrage.
O que é detention?
Podemos definir detention como sendo a taxa cobrada quando o container é retirado vazio no depósito do armador, e ocorre atraso na entrega dele carregado no porto de embarque e/ou no navio para exportação. Sua cobrança ocorre da mesma forma que a demurrage, e os valores cobrados também serão os acordados em contrato com o armador.
Como evitar demurrage e detention no Comércio Exterior?
A resposta para esta pergunta envolve muitos fatores, mas resumidamente, pode-se dizer que o que ajuda a evitar estes custos extras é a previsibilidade de chegada e o planejamento prévio da operação. Isso inclui:
- Conhecer previamente as condições acordadas em contrato com o armador, como o período de free time, e os custos de demurrage e detention;
- Manter as documentações das cargas em dia para evitar atrasos na liberação, e consequentes cobranças por parte dos armadores;
- Realizar a desova do container de forma rápida, planejada e organizada;
- E, por último, mas não menos importante, contar com assessorias especializadas, que conheçam o caminho das pedras e que possam auxiliar no desembaraço rápido das mercadorias, dando agilidade aos processos burocráticos junto aos órgãos fiscalizadores para que não seja necessário pagar taxas extras.
A Freitas reúne expertise de mais de 30 anos no Comércio Exterior e tecnologia de ponta para auxiliar você a automatizar processos, ter mais visibilidade de todos os processos e reduzir custos em sua operação como um todo.
Estas são etapas fundamentais para quem deseja evitar gastos extras como os aplicados por meio da demurrage e detention, entre as muitas outras surpresas que podem impactar no fluxo das operações de Comércio Exterior.
Agora que você já sabe quais os passos para evitar de ouvir estas palavrinhas tão temidas, converse com nossos especialistas e saiba como podemos auxiliar o seu processo de importação e/ou exportação a ser cada vez mais ágil e econômico.
Abraços,
Equipe Freitas.