Notícias

#FreitasNews | Anvisa ingressa no Programa OEA

Agora é oficial! Anvisa entra de vez no Programa OEA. Vem conferir as notícias essenciais do Comex que rolaram nos últimos dias, como a isenção do imposto de importação para componentes de IA e Machine Learning, a projeção positiva para a economia em 2024 e a força de Itajaí nas importações brasileiras. Essas e outras novidades você confere na nossa Freitas News!

👉 Programa OEA agora conta com a participação da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) agora passa a fazer parte do Programa OEA por meio da Certificação OEA-Integrado Anvisa. Assim, as empresas Certificadas OEA podem comprovar que cumprem com os requisitos para a nova Certificação, e contar com ainda mais agilidade nas fiscalizações e tramitações de suas mercadorias que necessitam de autorização do órgão anuente. Saiba mais aqui.

👉 Governo zera imposto de componentes para IA e Machine Learning
Boa notícia para quem produz tecnologia. O Governo Federal, por meio do Gecex, zerou até 2025 o imposto de importação para bens de informática relacionados à Inteligência Artificial (IA) e ao Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Confira quais são estes itens aqui.

👉 BNDES aumenta financiamento para exportação e reduz spread dos exportadores
O BNDES ampliou o financiamento às exportações por meio da redução de até 60% do spread em operações de linhas BNDES Exim Pré-Embarque, com financiamento limitado a R$ 150 milhões por operação. Se você tem interesse no tema, conheça mais aqui.

👉 Aumenta projeção da expansão da economia em 2024
O mercado elevou de 1,6 para 1,68% a projeção de expansão da economia brasileira neste ano. Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma dos bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 2%, a mesma projeção para 2026 e 2027. Saiba mais sobre o assunto aqui.

👉 Governador busca investimentos de Dubai em portos catarinenses
O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, está em visita aos Emirados Árabes e se reúne com representantes de grandes empresas locais na busca por apresentar os portos do estado, captar investimentos e abrir oportunidades de negócios. Saiba mais aqui.

👉 Itajaí foi a cidade que mais importou em SC
Com mais de 13 bilhões de dólares, a cidade portuária ultrapassou diversas cidades gigantes do comércio nacional e foi a responsável pelos maiores valores de importação do País no ano passado, representando 5,47% de todas as importações do Brasil. Saiba mais aqui.

Essas foram as principais notícias do Comex nas últimas semanas. Fale com um especialista da Freitas para melhorar a performance da sua empresa e ter ajuda com suas operações de importação ou de exportação.

Até a próxima edição,
Equipe Freitas.

Compartilhe com outras pessoas: