Atenção, importador de Santa Catarina! Nesta edição da nossa News, você confere uma mudança importante nas importações rodoviárias com TTDs, e ainda tudo sobre a greve dos auditores da Receita Federal, a seca no Canal do Panamá, a Assinatura do Acordo Mercosul-Singapura e mais. Clique para conferir!
👉 Importações rodoviárias com uso de TTDs em SC devem ingressar por Dionísio Cerqueira
A partir do dia 1º de janeiro, a utilização dos TTDS 409, 410 e 411 em Santa Catarina está condicionada à entrada das importações terrestres por meio da cidade de Dionísio Cerqueira. A mudança é válida para todas as importações originárias de países membros ou associados do Mercosul, exceto as produzidas/nacionalizadas no Uruguai. A Freitas pode auxiliar você nas mudanças necessárias para esta adequação. Informe-se ainda mais sobre o assunto aqui.
👉 Greve de auditores da Receita Federal preocupa setor aduaneiro
A greve iniciada recentemente pelos auditores da Receita Federal do Brasil, com foco no pagamento do bônus de eficiência e em questões de progressão de carreira tem preocupado o setor aduaneiro, que ressalta que o percentual mínimo de funcionários em atividade (30%) exigido por lei não seria suficiente para atender às demandas. Saiba mais sobre este tema aqui.
👉 Seca no Canal do Panamá impacta em custos logísticos
Os baixos níveis de água no Canal do Panamá tem levado as empresas de navegação a uma escolha difícil: esperar na fila e correr o risco das entregas atrasarem ou sofrerem avarias, ou desviar a rota e incluir milhares de quilômetros (e dias) a mais para contornar continentes inteiros. Saiba mais sobre este dilema aqui.
👉 Ainda dá tempo de se preparar para o Ano Novo Chinês
As comemorações e o feriado do Ano Novo Chinês começam em 10 de fevereiro de 2024, e ainda dá tempo para planejar suas cargas e evitar atrasos. Conte com a Freitas para fazer seu planejamento logístico e garantir eficiência, segurança e entregas no prazo.
👉 Sustentabilidade no comércio exterior é destaque em pesquisa pública
A pesquisa, que ficou aberta para participações por 85 dias, trouxe como resultado que as empresas brasileiras consideram o desenvolvimento sustentável das operações de Comex como um desafio e uma oportunidade. Oportunidade, em função do grande potencial brasileiro na questão ambiental, e desafio em função das barreiras comerciais que outros países podem impor, como as regras determinadas recentemente pela Europa para as exportações oriundas de áreas desmatadas. Saiba mais aqui.
👉 Assinatura do Acordo Mercosul-Singapura
Um dos países mais inovadores do mundo, Singapura agora também possui um acordo comercial com o Mercosul, fortalecendo ainda mais os laços econômicos do bloco com a Ásia. Confira tudo a respeito aqui.
Essas foram as principais notícias do Comex nas últimas semanas. Fale com um especialista da Freitas para melhorar a performance da sua empresa e ter ajuda com suas operações de importação ou de exportação.
Até a próxima edição, Equipe Freitas.