Novidades do Classif e da Secex, novo serviço para o Porto de Itajaí, exportações em alta e boas relações entre Brasil e Vietnã. A maré está boa! Mas é bom planejar seus embarques com atenção, pois vem aí mais um feriado chinês. Fique por dentro das últimas novidades do Comex nesta edição da nossa News.
👉 Classif agora oferece pesquisa de decisões sobre classificação fiscal
Em sua nova versão, o Classif, plataforma que disponibiliza consultas sobre NCMs e tratamento tributário e administrativo, passa a garantir a pesquisa de decisões relacionadas a classificação fiscal, além de um Simulador do Catálogo de Produtos, para facilitar a vida dos atuantes no Comex. Confira mais detalhes.
👉 Nova portaria unifica atos da Secex para a exportação
A normativa unifica mais de 30 atos anteriores, e atualiza a Portaria 249/2023, que regulamentou a Licença Flex, e a Portaria Secex 19/2019, que estabeleceu a obrigatoriedade de emissão de licenças e autorizações para exportação pelos órgãos intervenientes por meio do Portal Único de Comércio Exterior. Saiba mais aqui.
👉 Golden Week se aproximando
Com o feriado chinês se aproximando, a Freitas recomenda o planejamento antecipado dos embarques até a terceira semana de setembro para evitar problemas com disponibilidade de mão de obra e possíveis atrasos nas fábricas, além do aumentos dos custos de fretes.
👉 Brasil e Vietnã discutem relações bilaterais
Delegação do Vietnã visitou o Brasil para conversas sobre as relações bilaterais e possibilidades de colaboração mútua entre os dois países. Neste ano, celebram-se 35 anos de relações diplomáticas entre os países. Saiba mais aqui.
👉 Novo serviço da MSC contempla Porto de Itajaí
A partir de outubro, o Porto de Itajaí volta à rota das operações da MSC por meio do serviço Carioca, que conecta a Ásia à Costa Leste da América do Sul. A novidade aumenta as possibilidades para os operadores do Comércio Exterior em Santa Catarina, já que amplia a frequência de conexão nesta importante rota. Saiba mais.
👉 Exportações do Brasil passam os 200 bilhões de dólares
Durante o anúncio dos resultados da balança comercial para a segunda semana de agosto, Secex/MDIC informou que as exportações brasileiras já ultrapassaram os 200 bilhões de dólares, somando US$ 208,3 bilhões em 2024. Saiba mais aqui.
Essas foram as principais notícias do Comex nas últimas semanas. Fale com um especialista da Freitas para melhorar a performance da sua empresa e ter ajuda com suas operações de importação ou de exportação.
Até a próxima edição,
Equipe Freitas.